Terapia a laser ajuda na recuperação da retirada de dentes do siso

Exemplo de aplicação de laser. (Fonte: Wikimedia Commons)

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo mostrou que a laserterapia pode ajudar no pós-operatório da cirurgia de retirada do terceiro molar – o famoso dente do siso. O estudo, que durou dois anos, analisou 32 pessoas e revelou que uma aplicação extra oral de laser aumenta a abertura de boca do paciente, facilitando a fala e a mastigação.

Vinícius Paes de Assis Santos, aluno do último ano do curso de Odontologia da USP, conta que teve a ideia para o projeto após assistir a uma série de palestras em um congresso na Faculdade sobre o tema. “Via que os pacientes passavam por um pós-operatório pesado, então pensei: ‘Se [a laserterapia] tem tantos benefícios para outras ocasiões, por que não tentar trazer isso para a  cirurgia de terceiro molar?’”, conta o pesquisador.

A pesquisa avaliou os níveis de dor, inchaço e abertura de boca dos pacientes. Eles eram submetidos a três tempos cirúrgicos: no primeiro, fazia-se a retirada de um dos dentes do siso inferiores; no segundo, o outro dente inferior e, no terceiro, os dois superiores restantes. Vinícius acompanhou as cirurgias dos dentes inferiores, realizando medições ao longo de um mês, intervalo entre um procedimento e o outro.

Além disso, o estudo lidou com duas formas de aplicação do laser, a extraoral e a intraoral, e cada paciente recebeu ambas, em lados diferentes da boca. Na primeira delas, o laser  entra em contato direto com o masseter, o músculo da mastigação, enquanto a outra acontece diretamente na mucosa, na região onde o dente foi extraído.

Impacto após a cirurgia

“O grupo que recebeu a terapia extraoral teve abertura de boca maior do que o grupo da intraoral”, afirma Vinícius ao falar sobre os resultados da sua pesquisa. “Uma facilidade em abrir a boca é algo muito bom, porque irá influenciar no estresse que aquele paciente está passando naquele dia, então se você o ajuda a comer e falar melhor, ele vai se sentir melhor e toda a recuperação vai evoluir por causa disso”, completa.

A utilização desse tipo de terapia vêm ganhando cada vez mais adeptos na área da saúde, já que o laser acelera o metabolismo da célula, otimizando a regeneração dos tecidos e diminuindo inflamações, o que a torna uma alternativa menos invasiva na cicatrização e na recuperação de cirurgias.

O trabalho de Vinícius foi um dos destaques do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp), que ocorreu em outubro do ano passado. Por conta disso, o pesquisador foi convidado para apresentar a sua pesquisa na Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. “ A aceitação do trabalho foi positiva, e eu pude assistir às outras apresentações dos alunos de lá, o que foi bem interessante.”