FAU promove troca de saberes locais sobre cidades latino-americanas

Em seminário de três dias, 20 trabalhos sobre arquitetura e cidade na América Latina serão apresentados em perspectiva histórica

Crédito: Bruna Canepa, 2015.
 Crédito: Marcella Affonso

Ao mesmo tempo em que a realidade nas cidades latino-americanas é distinta em determinadas esferas, é também similar em outras. É o que explica a professora Ana Castro, uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (Cacal), que contribui para ampliar as trocas de conhecimento entre essas cidades, servindo também para evidenciar a existência de saberes locais que podem ser compartilhados e potencializados. “Sao essas aproximações que podem render para o avanço do próprio conhecimento”, observa.

Fugindo da tendência de vincular as múltiplas culturas nacionais latino-americanas com as da Europa e dos Estados Unidos, culturas tidas como “referência”, o Cacal busca localizar e lançar luz sobre discussões locais que estão sendo realizadas nos campos da história da arquitetura e da cidade, de modo a revelar possíveis questões e soluções em comum entre as diferentes localidades regionais. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo serão apresentados ao longo da primeira edição do Seminário Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina, evento que irá reunir pesquisadores para discutir, sob perspectiva histórica cultural, trabalhos voltados à arquitetura e às cidades latino-americanas.

Troca de saberes locais

Organizado pelo Cacal, grupo de pesquisa que dá nome ao encontro, o seminário também contará com a participação de pesquisadores do Laboratório de Estudos de História das Américas (Leha), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Os encontros ocorrerão entre os dias 25 e 27 de outubro, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, com o objetivo de inaugurar um espaço de diálogo tanto intergrupal quanto entre os pesquisadores do Cacal.

Ao longo dos dois primeiros dias de seminário serão apresentados 20 trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado que estão sendo desenvolvidos por membros associados aos dois grupos. Os estudos apresentados, por sua vez, serão distribuídos entre quatro mesas de discussão: “Cultura, política e Identidades” e “Cidade, imaginário e territorialidades”, no primeiro dia; e “Estado, Cidade e Política” e “Economia, campo e cidade”, no segundo. Além disso, no terceiro dia de encontro, haverá uma discussão geral a partir da leitura prévia dos textos Algumas características da história urbana da América Latina (1962) e  Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina (2005). Os três dias de debate serão abertos ao público.

Serviço

Programação
25/10
9h – Abertura
Apresentação do Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (Cacal/CNPq) / Laboratório para Outros Urbanismos (LabOutros)
9h30 – Mesa 1: Cultura, Política e Identidades
14h00 – Mesa 2: Cidade, Imaginário e Territorialidades

26/10
9h – Abertura
Apresentação do Laboratório de Estudos de História das Américas (Leha/USP)
9h30 – Mesa 3: Estado, Cidade e Política
14h00 – Mesa 4: Economia, Campo e Cidade

27/10
11h – Discussão final
Richard Morse (1962), “Algumas características da história urbana da América Latina”
Aníbal Quijano (2005), “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”

Onde: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Cidade Universitária
Endereço: Rua do Lago, 876 — São Paulo-SP | CEP: 05508-080
Mais informações: anacvcastro@usp.br ou nilce_aravecchia@hotmail.com

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*