Faculdade de Odontologia da USP faz campanha para atrair doação de dentes de leite

“Endereço da Fada do Dente” é voltada para as crianças, que recebem cartinha em casa e podem doar pelos correios

A campanha tem o objetivo de aumentar as doações para o Banco de Dentes da Universidade [Ilustração: Sattu Rodrigues]

Os bancos de dentes são instrumentos pouco conhecidos, mas indispensáveis para o meio científico. Ao contrário do que diz o senso comum, eles também são órgãos do corpo humano e podem ser doados. Para incentivar a doação de dentes de leite, a Faculdade de Odontologia da USP (FO) criou a campanha “Endereço da Fada do Dente”. Segundo José Carlos Imparato, professor da FO, a Universidade recebe doações desde 1992 que contribuem para pesquisas e ensino.

A campanha é voltada para as crianças e tem o objetivo de incentivar os pequenos a doarem os dentes, ao invés de colocar em baixo do travesseiro ou jogar no telhado como dita a cultura popular. Ela conta com vídeos e livros de historinhas, além de um site temático onde é possível solicitar uma carta à fada do dente e doar diretamente pelo correio.

De acordo com o pesquisador, “o dente é um órgão do corpo humano e merece um destino mais digno do que simplesmente ser descartado como lixo”. Para isso, a Universidade recebe em seu banco todos os tipos de dentes. Existem duas modalidades de doação: uma em que os doadores são desconhecidos, e uma segunda em que um termo é assinado para que haja condições de rastreabilidade. No segundo caso, o órgão fica armazenado em um local especial chamado Biobanco de Dentes.

A partir do momento em que chegam, eles podem ser utilizados em pesquisas acadêmicas diversas ou encaminhados para o ensino, já que algumas matérias ainda usam dentes humanos para o aprendizado de estudantes em sala de aula. “Os dentes que recebemos na USP são destinados para alunos de graduação e de pós-graduação. E dependendo da quantidade que temos há algumas parcerias de doações para pesquisadores de fora da Universidade”, explica.

Órgãos são usados para pesquisa científica e fins acadêmicos [Imagem: Marcos Santos/USP imagens]

Quanto aos doadores, não há restrições, qualquer um pode dispor-se a doar. Também não existe exigências quanto ao estado do órgão, já que todos podem ser úteis e são aceitos de bom grado. “Qualquer dente pode ser doado. Restaurado, cariado ou rígido, independente do tempo em que ele esteja guardado. Decíduos [dentes de leite] ou permanentes. Nós utilizamos todos os dentes”, conta o professor.

Já em relação a gastos e remunerações, Imparato é enfático: “Não se pode falar em custo. O dente é um órgão do corpo humano então não existe nenhuma forma de cobrar por isso. Isso é totalmente descartado”, conclui ele.

As doações podem ser feitas diretamente na Faculdade de Odontologia da USP ou pelos correios, por meio da campanha.