Rede USP de profissionais de museus e acervos. Documento unificado: recomendações de procedimentos durante a pandemia de Covid-19

Rede USP de profissionais de museus e acervos vem promovendo reuniões por meio de plataformas digitais com o objetivo de avaliar e debater as condições decorrentes da pandemia de Covid-19, bem como de compartilhar reflexões sobre as atividades dos museus e acervos sob tais condições.

Desse conjunto de reuniões foi construído um Documento unificado de recomendações e procedimentos durante a pandemia de Covid-19.

Este documento tem o objetivo de compilar, registrar e compartilhar conhecimentos e reflexões sobre a prática técnica, servindo, assim, de orientação aos profissionais de museus. Propõe diretrizes e protocolos que podem ser somados a outras iniciativas, tanto nos diferentes museus e acervos da Universidade de São Paulo, como em outros museus universitários.

Histórico

O documento foi resultado do trabalho colaborativo realizado por profissionais dos vários museus e acervos da Universidade de São Paulo, bem como por profissionais e acadêmicos convidados. As discussões ocorreram ao longo dos meses de maio e junho de 2020 e se dividiram em três grupos de trabalho temáticos (Climatização; Conteúdos digitais; Educação) e um grupo de trabalho de coordenação e redação do documento final. Foram mais de 50 indivíduos — das mais variadas formações e associados às várias funções do processo museológico — dedicados a compartilhar conhecimentos e experiências na construção do documento.

Acesse a íntegra do documento.