Sobre o DDD

O Núcleo Direito, Discriminação e Diversidade (DDD) é uma atividade de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), sob supervisão do Prof. Dr. Conrado Hübner Mendes, vinculado ao Departamento de Direito do Estado (DES).

O projeto surgiu de uma necessidade, vista pelas estudantes, de se adotar uma postura crítica frente ao modo tradicional de ensino do direito. Desde sua criação, em 2016, o grupo propõe-se a (re)pensar as práticas tradicionais de ensino, a fim de alcançar um ensino jurídico crítico e não discriminatório, considerando os marcadores sociais da diferença e a interseccionalidade. 

O DDD tem três objetivos fundamentais: (i) discutir como o tema da discriminação e da diversidade pode aperfeiçoar o currículo do ensino jurídico; (ii) construir uma comunidade pedagógica voltada para uma práxis transformadora do ensino jurídico; e (iii) repensar a forma pela qual esse ensino se dá dentro e fora da sala de aula por meio de métodos e dinâmicas que busquem incluir todas as alunas como sujeitas do conhecimento, fugindo dos moldes pré-estabelecidos cultural e historicamente nos cursos de graduação em ciências jurídicas pela maioria das instituições de ensino brasileiras.

Para tanto, o grupo se fundamenta no estudo e na prática de pedagogias críticas, feministas, decoloniais, multirraciais, dentre outras com elementos comuns às pedagogias voltadas para justiça social.

Nessa perspectiva, em seus encontros de extensão e nas aulas da disciplina “Direito e Discriminação”, o DDD busca utilizar maneiras alternativas de compartilhamento de saberes, baseados no diálogo e construção conjunta do conhecimento, bem como na valorização de experiências. Com encontros semanais, a dinâmica de funcionamento do núcleo estimula novas práticas de aprendizagem, e suas atividades são geralmente compostas por formações, estudos de caso e projetos.