LABIMPH

NOTÍCIAS

O laboratório na mídia

Entrevista no Bem Estar

Em maio de 2017, as Professoras do LaBiMPH Dra. Isabel Sacco e Cristina Sartor foram entrevistadas no tema de suas especialidades em rede nacional numa verdadeira aula sobre os pés, calçados e suas possíveis complicações.

Entrevista – parte 1

Entrevista – parte 2

Entrevista – parte 3

Estudo inovador verifica as forças e pressões do canal vaginal

Um dos mais recentes trabalhos do Laboratório, que contou com a participação das pesquisadoras Licia P. Cacciari, Anice Pássaro, Amanda C. Amorim, e foi coordenado pela Profa. Dra. Isabel C. N. Sacco, teve como objetivo comparar as diferenças na distribuição de forças no assoalho pélvico. Em evidência na A Agência Universitária de Notícias (AUN) USP.

Biomecânica é aliada para entender saúde do movimento humano

Uma das linhas de pesquisa do Laboratório investiga a biomecânica do movimento de pacientes diabéticos com uma complicação crônica chamada neuropatia diabética, saiba um puco mais na notícia publicada no portal da Universidade de São Paulo.

Com aparelho inovador, laboratório faz análise muscular do assoalho pélvico feminino

A investigação da distribuição de cargas do assoalho pélvico em mulheres está sendo desenvolvida pela doutoranda Licia Pazzoto Cacciari, sob orientação da professora Isabel de Camargo Neves Sacco, coordenadora do LaBiMPH.

Ranking de Cientistas em instituições nacionais

A lista dos cientistas mais destacados organizado pelo “Consejo Superior de Investigaciones Científicas” através do Google Scholar Citations. A lista conta com importantes nomes na pesquisa como o Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato e a Profa. Dra. Isabel Sacco.

Métodos de Avaliação do Assoalho pélvico – Programa do Jô – 23/10/14 – Lu Riva e LaBiMPH

Lu Riva apresenta no Programa do Jô em 23/10/2014 as imagens obtidas a partir de um dos equipamentos em desenvolvimento pelo LABIMPH em parceria com a Novel para avaliação da pressão exercida pela musculatura do assoalho pélvico.

Uso de salto alto e outros hábitos alteram sua pisada e prejudicam suas articulações – Globo Repórter 8/8/2014 – Isabel Sacco e LaBiMPH

Matéria mostrada no programa Globo Repórter de 8/8/2014 sobre as consequências de um incorreto apoio dos pés no solo durante a corrida e o andar, a partir da avaliação biomecânica realizada pela Equipe da professora Isabel Sacco, no LaBiMPH – FMUSP.

Calçados minimalistas ajudam a vida de idosas- Globo Repórter 8/8/2014 – Isabel Sacco e LaBiMPH

Matéria mostrada no programa Globo Repórter de 8/8/2014 sobre estudo realizado pela professora Isabel Sacco e Francis Trombini-Souza, no LaBiMPH – FMUSP, que se baseou no uso de sapatos minimalistas para idosas e reduziu dor, melhorou função, reduziu uso de remédios analgésicos e reduziu carga na articulação do joelho.

Andar ‘quase descalço’ retarda a evolução da osteoartrose em idosos – 25/10/2013

Andar ‘quase descalço’ retarda a evolução da osteoartrose em idosos. Com esse título, o Portal Universidade de São Paulo divulga em uma entrevista com a Profa. Dra. Isabel Sacco um dos ramos da pesquisa desenvolvida pelo LaBiMPH.

Programa Bem Estar Saúde dos Pés (Parte 1)

Participação no Especial “Saúde sobre os Pés” para o Programa Bem Esta

Programa Fantástico

Reportagem sobre Vaidade exagerada na infância é prejudicial na vida adulta – Programa Fantástico

Programa Esporte Espetacular

Reportagem sobre Atletas grandões dominam o esporte – Programa Esporte Espetacular

XII Congresso Brasileiro Multiprofissional em Diabetes parte 1

Profa. Dra. Isabel Sacco no XII Congresso Brasileiro Multiprofissional em Diabetes parte 1

XII Congresso Brasileiro Multiprofissional em Diabetes parte 2

Profa. Dra. Isabel Sacco no XII Congresso Brasileiro Multiprofissional em Diabetes parte 2

XII Congresso Brasileiro Multiprofissional em Diabetes parte 3

Profa. Dra. Isabel Sacco no XII Congresso Brasileiro Multiprofissional em Diabetes parte 3

Notícias

Curso da Professora Dra. Chantale Dumoulin

Assista no link a palestra da professora Chantale Dumoulin dos dias 08 e 09 de agosto de 2017.

Assista no link abaixo a palestra do dia 03 de agosto de 2017.

Winter School

O Laboratório de Biomecânica recebeu no dia 19/07/2016 os alunos de graduação inscritos e selecionados pelo primeiro Medical Winter School promovido pela Faculdade de Medicina da USP. Os estudantes vieram de universidades do Chile e da Colômbia e realizaram por duas semanas cursos e nas diferentes áreas das ciências da reabilitação tanto na Faculdade de Medicina – USP quanto no Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Veja as fotos nesse link.

Premiações

Em 2016, o LaBiMPH ganhou mais duas premiações no congresso ESM (Expert Scientific Meeting), que aconteceu em Lisboa, em Portugal, entre os dias 26 e 30 de julho. O prêmio de melhor pôster e a maior premiação do evento, o Art in Science award, que é oferecido em reconhecimento a excelência em pesquisa envolvendo distribuição dinâmica de cargas e sensores.

Veja as fotos nesse link.

Links de Interesse para Pesquisadores em Biomecânica

Sociedade Brasileira de Biomecânica

  • Autores: Sociedade Brasileira de Biomecânica
  • Resumo: Congresso Brasileiro de Biomecânica, membros da sociedade, lista de discussão e links para Laboratórios e Grupo de Biomecânica existentes no Brasil, programas de pós-graduação em Biomecânica, publicações internacionais e outros assuntos relacionados a também a pesquisa em geral.

ISB – International Society of Biomechanics

  • Autores: Martyn R. Shorten, Ph.D
  • Resumo: Informações gerais sobre a sociedade, eventos promovidos, membros e grupos de discussão promovidos, grupos técnicos coordenados pela sociedade.

ESMAC – European Society of Movement Analysis for Adults and Children

  • Autores: ESMAC
  • Resumo: Informações sobre o Congresso anual da ESMAC, como tornar-se um membro da sociedade que dá acesso á revista Gait&Posture e apresenta seus organizadores.

GCMAS – Gait and Clinical Movement Analysis Society

  • Autores: GCMAS Comunications Committie – webmaster: Patrick Riley
  • Resumo: Possui artigos de introdução sobre assuntos relacionados a marcha, infromações sobre o encontro anual, com fotos, resumos, prêmios cedidos pela sociedade aos melhores trabalhos apresentados nos encontros, como tornar-se membro e suas vantagens (acesso a revista Gait&Posture), organizadores e links de laboratórios filiados, outras sociedades e encontros entre outros.

MEDLINE

  • Autores: National Library of Medicine – EUA
  • Resumo: Busca de literatura científica relacionada à saúde organizada pela Biblioteca Nacional Americana de Medicina. A busca é feita por palavras chaves em inglês, podendo-se limitar os anos de busca, o idioma dos artigos e o tipo de publicação. Ao final da busca o MEDLINE lhes fornece uma lista de artigos com seus abstracts (Resumos em inglês). Se houver interesse nos artigos achados, salve a lista de artigos em um documentos texto (.doc ou .txt) e procure na sua biblioteca os periódicos relacionados.

Biblioteca Virtual em Saúde – BVS – BIREME

  • Autores: Centro Latino-Americano e do Caribe de Informaçãoem Ciências da Saúde – BIREME
  • Resumo: Busca de literatura científica relacionada à saúde organizada pela BIREME. Existem várias bases de dados para busca, tais como: LILACS, Adolec, Adsaude, MedCaribe, Cochrane, entreoutras. A base de dados LILACS é a correspondente ao MEDLINE na América Latina e no Caribe. A busca é feita por palavras chaves em português, palavras estas que podem se referir ao autor, ao periódico, ao assunto do artigo, ao ano de publicação, etc. Ao final da busca, a base de dados escolhida lhes fornece uma listade artigos com seus abstracts (Resumos em inglês). Se houver interesse nos artigos achados, salve a lista de artigos em um documento texto (.do

Sibi – USP

  • Autores: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP
  • Resumo: Site que contém informações sobre os serviços prestados pelas Bibliotecas da USP, além de permitir acesso ao Probe, ao Portal da Capes, ao Dedalus, ao Scielo. Um dos serviços que chamamos atenção é a Comutação bibliográfica que pode ser feita nas bibliotecas da USP. Consiste na obtenção de fotocópias de artigos de revistas, via Internet pelo software Ariel. Artigos em periódicos não disponíveis na sua unidade ou não disponível online, pode ser obtido através dessa comutação na biblioteca de sua unidade.

DEDALUS – USP – SIBi

  • Autores: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP
  • Resumo: Catálogo online de dados bibliográficos da Universidade de São Paulo. Pode ser feita a busca por biblioteca setorial ou pelo catálogo global. Deve-se ir em BUSCA e selecionar os campos estabelecidos para busca: campo (autor, titulo, assunto, palavra-chave, etc) e base (seriados – periódicos; produção USP – dissertações; livros; teses usp).
Fechar Menu