Diálogos com Fábio Sussel (08/05/18)

“Novo momento da aquicultura brasileira: produzir com eficiência é tão importante quanto uma boa gestão”

O programa de Cultura e extensão O Diálogos recebeu o Pesquisador Científico da APTA – Polo Centro Lestre – UPD Pirassununga, Zootecnista Fábio Rosa Sussel, para conversar sobre “Novo momento da aquicultura brasileira: produzir com eficiência é tão importante quanto uma boa gestão”.
Na terça-feira (08/05/18) tivemos um diálogo bem descontraído onde foram abordados diversos fatores relacionados sobre a produção atual de peixes no Brasil.
A palestra atingiu um número de público relativamente bom, sendo 47 pessoas presentes no evento, o qual foi transmitido ao vivo pelas redes sociais. Sendo que os internautas tiveram participações especiais durante todo diálogo que durou cerca de 2 horas.
No Brasil a produção de peixes está localizada em uma parte das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. As espécies que são mais visadas para a produção de peixes são a Tilápia, o camarão marinho e o Tambaqui. São utilizadas diversas tecnologias na produção dessas espécies e a tendência é que sejam desenvolvidas novas tecnologias para produção outros tipos de peixes.
A aquicultura brasileira se encontra na era empresarial ou industrial, onde visa criar peixes tentando obter o maior lucro empresarial. Tenta-se produzir um máximo por meio de um mínimo recurso disponível.
Pode-se dizer que o sucesso para um produtor de peixes no Brasil está relacionado em 50% produzir com eficiência e 50% ter uma excelente gestão de negócios, tanto financeiro quanto pessoal.
A aquicultura deve ser tratada, em questão administrativa, igualmente a negócios urbanos, como uma grande empresa. É extremamente fundamental estar fiscalizando toda parte financeira da produção para obter-se um melhor controle e tentar maximizar o lucro para seu negócio!

“Os hectares mais importantes de uma propriedade rural são, na verdade, os quatros ou cincos metros quadrados do escritório dessa propriedade!”
(Luis C. Q. Pinto, Ex-Ministro da Agricultura)

 

 

Publicado em Eventos Realizados

Oportunidade de Mestrado!!

Título do projeto: “Desenvolvimento de modelo de cálculo e de indicador de custos de produção em suínos”

Inscrições na primeira fase: Envie seu currículo Lattes em PDF para: gsartorello@gmail.com

Data limite para inscrição: 30 de novembro de 2018

Diálogos no LAE!