Diálogos com Rodrigo Martins (03/04/2018)

“Porque os problemas ambientais são também problemas sociais?”

O programa de Cultura e extensão O Diálogos recebeu o Bacharel em Ciências Sociais da UFSCar, Professor Rodrigo Constante Martins, para conversar sobre “Porque os problemas ambientais são também problemas sociais?”.
Na terça-feira (03/04/18) tivemos um diálogo bem descontraído onde foi abordado diversos fatores relacionados ao meio ambiente.
A palestra atingiu um número de público relativamente bom, sendo 128 pessoas presentes no evento, o qual foi transmitido ao vivo pelas redes sociais. Sendo que os internautas tiveram participações especiais durante todo diálogo que durou cerca de 2 horas.
No Brasil a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. Foi citado vários aspectos sobre a natureza desde a época dos pré-socráticos (530 a.C) até os dias atuais. A natureza, na modernidade, é considerada como um objeto que deve ser dominada pela sociedade.  Esse domínio do homem pode acarretar diversos problemas ambientais para o mundo todo.
O capitalismo entra em contradição com a questão ambiental frequentemente, pois o homem por ser muito consumista e dominador tende a tomar decisões que beneficiam a si mesmo esquecendo-se do meio ambiente existente ao seu redor.
Os problemas ambientais demanda uma sociologia das ausências, deixando claro que existem ainda muitos problemas socioambientais que não tem respostas, mas devem ser resolvidos de alguma maneira. Os estudos socioambientais estão sendo desenvolvidos constantemente trazendo assim, mais conhecimento sobre o ambiente e os seus usos sociais.

 

Publicado em Eventos Realizados

ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA USP
OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO

Projetos:
* Levantamento e divulgação dos índices de custo de produção do cordeiro paulista (ICPC).
* Levantamento e divulgação dos índices de custo de produção de bovinos confinados (ICBC).

Informações adicionais:
Gustavo Sartorello gsartorello@gmail.com

Diálogos no LAE!