LEER

Eva Raimann Cabral, autora do livro Árvore com asas, passarinho com  raízes, estará amanhã, sexta-feira, dia 22 de março, autografando na Livraria da Vila, da Rua Pamplona 1704.

Eva nasceu em Viena em 1937 no seio de duas famílias judias, ambas muito unidas e, portanto, com as perspetivas de crescer feliz num belo ambiente familiar. Em 1939 com o Anschluss – anexação da Áustria à Alemanha de Hitler – a situação e as perspetivas para os judeus tornaram-se sombrias. Neste seu livro de memórias, a autora apresenta a saga das famílias Raimann, Weidmann, Schlesinger, originárias do então Império Áustro-Húngaro que tiveram de deixar suas terras (“árvore com asas”) nos loucos anos de Hitler, espalhando-se pelo mundo, sem nunca mais se encontrarem e a maioria dos que lá ficaram foram mortos nos campos de concentração. Em 1939, seus  pais e ela refugiara,-se na Bolívia e, em 1947, emigraram para o Brasil onde,  por  razões profissionais,  viveram em várias cidades: Fortaleza, Salvador, São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro. Para expressar suas grandes alegrias, recordações e amizades duradoras (“passarinho com raízes”), Eva narra com maestria sua trajetória de vida nestas comunidades de abrigo. Revisita seu passado, valendo-se da metáfora “ passarinhos com raízes”.  Vencedora, Eva formou-se  em Engenharia Eletrotécnica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1960,  trabalhou no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica em São José dos Campos e, depois, no Instituto de Eletrotécnica da Universidade de São Paulo. Em 1962, concorreu a uma bolsa de estudos para França onde conheceu seu  marido, português, razão pela qual, mais tarde, foi viver em Lisboa em 1966 e acrescentou Cabral ao seu sobrenome, Em 1976 o casal mudou-se para  o Brasil onde permaneceu  cinco anos, durante os quais Eva trabalhou na Eletrobrás.

Enfim, este livro - alem de  uma lição de vida e sobrevivência - é também uma homenagem aos seus avós, bisavós e outros familiares cujas vidas foram interrompidas pela violência nazista. Serve de alerta às novas gerações que, em breve, não terão mais acesso aos testemunhos vivos do Holocausto.

O livro pode ser adquirido na Livraria da Vila e também junto ao LEER-USP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Esperamos vocês !

Maria Luiza Tucci Carneiro, Coordenadora da coleção Testemunhos (Projeto Vozes do Holocausto)-

(Ed. Humanitas, FFLCH-USP; e do Programa Escreva a sua História.

face

Copyright © 2019 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por BossHouse Technologies