LEER

Colóquio Internacional Discursos de Ódio nos dias 04 e 05 de novembro de 2019, na FFLCH-USP.

Os discursos de ódio têm se proliferado neste século XXI, reciclando velhos preconceitos que dão sustentação a atos racistas contra diversos grupos étnicos que, ainda hoje, encontram-se marginalizados da sociedade. Tais manifestações têm se aproveitado de fissuras abertas pelas frágeis democracias, atualmente atacadas pelo uso indiscriminado da força física e simbólica perpetrada por grupos, sobretudo, da extrema-direita. Tal situação diz respeito a todas as nações ditas civilizadas, que têm sido abaladas pelo racismo e pelo antissemitismo. Inúmeras têm sido as tentativas de padronização das identidades nacionais e de negação da memória do Holocausto por parte de grupos interessados em recuperar elementos racistas sustentados no passado por adeptos das ideologias nazistas e fascistas.

Entendemos que este momento requer, em caráter emergencial, a reafirmação do papel das universidades, as quais, em parceria com a sociedade civil, devem investir contra o racismo plurifacetado que todos os dias tenta cooptar adeptos para as suas propostas de negação das diferenças e atos de violência.

Tendo em vista essa necessidade, foi idealizado o Colóquio Internacional Discursos de Ódio, que ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro, no prédio de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (auditório Nicolau Sevcenko). Os ouvintes que desejarem receber certificado de participação do evento deverão se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou realizar o credenciamento no primeiro dia do Colóquio.

PROGRAMA PRELIMINAR

4 NOVEMBRO 2019

8h30 - 9h00: CREDENCIAMENTO e INSCRIÇÕES

9h15 – 9h45hs: ABERTURA - Mensagens

10-00 - 12h30

Mesa 1. Cartografia do antissemitismo na Europa e América Latina

El nuevo Movimiento Identitario europeo o el retorno al ideal del Estado Racista (Völkischer Staat), Profa. Dra Christiane Stallaert (Faculty of Arts
Stadscampus, Antuérpia)

Intensificación  del antisemitismo en  el mundo, su nuevas expresiones y sus efectos en América Latina, Prof. Dr. Marcos Speckel (Universidad Externado de Colombia; Universidad del Rosario; Academia Diplomática da Chancelaria de  Colombia)

Intervalo para almoço

Mesa 2. Humor com gosto de ódio

Histórias em quadrinhos e Discursos de Ódio: disseminação e combate, Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro (ECA-USP)

O antissemitismo em mutação: narrativa e representação nas charges (séculos XX-XXI), Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro (LEER-Departamento de História-FFLCH/Universidade de São Paulo)

De Petrov a Rabinovich: estereótipos e humor autoderrisório na época stalinista...e (bem) depois dela. Prof. Dr. Elias Thomé Saliba (Departamento de História-FFLCH/Universidade de São Paulo)

Coffee Break

16h30-18hs

Mesa 3. Heranças do passado: discursos contra judeus, negros, ciganos e LGBT

A persistência do anticiganismo, Prof. Dr. Marcos Toyansk (SESC-LEER)

O discurso nazista reciclado, Dr. Marcos Guterman [Doutor em História Social; Jornal O Estado S. Paulo)

Visões ocidentais da África e os estigmas do negro, Profa. Dra. Marina de Mello e Souza (Departamento de História-FFLCH/Universidade de São Paulo)

As lutas LGBT como questão moral no Brasil, por Lucas Bulgarelli (Advogado, Mestre Antropologia-USP)

5 NOVEMBRO 2019

9h30-11h

Mesa 4- Os discursos de ódio e as mídias sociais

(Via Skipe): A legitimação do discurso de ódio na internet e a reprodução das  teorias da conspiração antissemita, por Beatriz Lopes (ONG Words Heal the World) –

Questões conceituais sobre o discurso de ódio em redes sociais, Prof. Dr. Dr. Fabrício Vasconcelos Gomes (CEPI-FGV Direito SP) e João Pedro Favaretto Salvador (CEPI-FGV Direito SP)

O ódio como centro da vida social: um olhar sobre a nazificação dos discursos, Dra. Adriana Dias (UNICAMP)

11h30 às 12h30

Mesa 5. Ações intervencionistas: pressupostos da justiça social (equidade e igualdade, solidariedade humana e respeito)

MERGULHO, um projeto teatral e pedagógico de cidadania em busca da co-existência e tolerância, peça teatral dirigida pela Profa. Dra. Leslie Marko (LEER/USP; B’nai B’rith/SP)

Intervalo para almoço

14h00-16hs

A transmissão da Shoá e Maus (de Art Spiegelman): uma abordagem pedagógica, Profa Dra. Carolina Sieja Bertin

O humor gráfico como arma antissemita, Leandro Spett (...)

Coffee Break

16h30-17hs

CONFEÊNCIA DE ENCERRAMENTO:

Sobre desnudamentos humanos, xenofobia e intolerância religiosa, Prof. Dr. Paulo Farah (Departamento de Letras, FFLCH-USP)

17h15 às 17h40

Mesa de debate com a participação dos palestrantes

face

Copyright © 2019 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por BossHouse Technologies