LEER

 

CIGANOS: NARRATIVAS DIASPÓRICAS E TRANSNACIONALISMO

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Toyansk (LEER-USP)

Linha de Pesquisa: Etnicidade

Núcleo de Estudos: Populacionais

 

Objetivos: conhecer e analisar as narrativas diaspóricas dos grupos ciganos, identificando as nações de origem, vínculos territoriais e projetos transnacionais. Múltiplas são as rediasporizações, sem lugar de retorno, conduzindo a novas formas de pensar sobre diásporas e territórios e problematizando a questão do enraizamento.  Por se tratar de uma comunidade étnica dispersa, com experiências distintas, buscamos a cooperação com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, principalmente ciganos, de diversas áreas do conhecimento, por meio da criação de um grupo de estudos, possibilitando assim uma abordagem interdisciplinar de um campo complexo e pouco explorado. Dentre as atividades do grupo, consta a criação de uma revista anual dedicada aos Estudos Ciganos- LEER-USP.

 

Pesquisadores

Aline Miklos: Cantora, compositora, produtora e doutoranda em História da Arte (EHESS/USP).
Aluizio Azevedo (a confirmar) e Brigitte Cairus (a confirmar)
Eles Bislim:  Ativista da Macedônia.
Javier Jimenez-Royo: Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Sevilha.
Jucelho Dantas da Cruz : Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP e professor adjunto da UEFS. Atual representante dos Ciganos da Bahia na Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPECT), junto à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI). 
Sofia Zahova: Doutora em Etnologia pela Academia de Ciências da Bulgária e pós-doutoranda no Instituto Vigdís Finnbogadóttir da Universidade da Islândia.
Zuleica Iovanovitchi:  advogada.

face

Copyright © 2019 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por BossHouse Technologies