LEER

ciganos

Estudos Ciganos

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Toyansk
NEP - Núcleo de Estudos Populacionais
Linha de Pesquisa: Etnicidade

 

Ementa: Os ciganos são pouco conhecidos pela sociedade mais ampla, embora estejam no Brasil há séculos e sejam estereotipados por aqueles que pretendem legitimar e justificar a perseguição e a exclusão. Faz-se necessário, portanto, pesquisar e relatar as experiências e percursos desses grupos. Com o objetivo de criar um quadro de referências sobre temas-chave da realidade dos povos ciganos, como migração e discriminação, esse projeto afigura-se como pioneiro no estudo sistemático dos grupos ciganos.
Por se tratar de uma comunidade étnica dispersa, buscamos a cooperação com pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diversas áreas do conhecimento por meio da criação de um grupo de estudos, possibilitando assim uma abordagem interdisciplinar de um campo complexo e pouco explorado.
Este projeto foi anunciado durante a realização do Seminário Internacional "Ciganos: História, Identidade e Memória", organizado pelo LEER em 2013. Dentre as atividades do grupo, estão a publicação das comunicações do seminário, a criação de uma base de dados e a realização de futuros eventos para a apresentação das pesquisas.

Objetivos: - Incentivar os estudos sobre os ciganos no Brasil;
- Reunir projetos de pesquisa que abordem os seguintes temas: i) mobilização e ativismo romani; ii) história dos ciganos, destacando a experiência no Brasil; iii) cultura e identidade; iv) redes nacionais e transnacionais ciganas, as conexões entre grupos distintos e os espaços de referência identitária; v) discriminação e anticiganismo.
- Criar uma rede de pesquisadores sobre ciganos no Brasil e no exterior;
- Criar um website com o objetivo de disponibilizar as pesquisas para consulta online e divulgar as atividades do núcleo;
- Possibilitar a aproximação entre os ciganos e as atividades acadêmicas.

 

faceflickryoutube

Copyright © 2013 - LEER - FFLCH/USP.

Desenvolvido por webprisma