Há 30 anos, show diverte estudantes com o ensino de física

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Diariamente, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) permite que estudantes de ensino básico entrem em contato com experimentos de diversas áreas da ciência. Com duas apresentações por dia, o Show de Física é conduzido por alunos da universidade e foi criado há quase 30 anos pelo professor Fuad Daher Saad, que atualmente coordena o projeto. O objetivo do show — aproximar os alunos da ciência — é cumprido de modo divertido e eficaz e estima-se que mais de 700 mil estudantes tenham participado desde o início do projeto.

O show é organizado por um grupo de monitores, que não é composto exclusivamente por alunos da Física. “No semestre passado, havia um aluno da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades) e outro da Matemática”, comenta Dindara Silva Galvão, aluna de bacharelado do IF-USP. A escolha desses monitores é realizada por meio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e o processo também inclui uma entrevista com o professor Fuad.

O experimento favorito de Dindara, que também faz muito sucesso entre o público, é o que utiliza nitrogênio líquido. A substância é derivada da destilação fracionada e consegue manter sua temperatura bem menor que a de congelamento da água. Assim, os monitores apresentam o líquido aos estudantes a uma temperatura de duzentos graus Celsius negativo, o que permite demonstrações peculiares. As experiências vão desde uma cascata de fumaça até a degustação de salgadinhos “congelantes”, que estão em baixas temperaturas por terem sido armazenados em nitrogênio.

O manuseio do nitrogênio líquido é um grande atrativo para os estudantes. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Bruno Nascimento, estudante de licenciatura em Física e também monitor do projeto, comenta que a demonstração da bobina de tesla é sua parte preferida do show. A bobina é um transformador de energia que produz altas tensões e, por elevar a corrente elétrica, promove faíscas ao se aproximar, por exemplo, de um bastão de metal, como acontece no show. O efeito visual é interessante e surpreende os espectadores, que, em sua maioria, não estão acostumados ir além da física teórica.

O intuito das experiências, segundo a organização do projeto, não é ensinar física, mas “preparar o emocional de cada estudante para o aprender”, já que o ensino em sala de aula pode ser limitado. Dindara afirma que o retorno é positivo, principalmente quando o público vem de escolas públicas. “Lá os alunos não costumam ter esse tipo de experiência. No show, eles podem ver a física na prática, visualizar o que aprendem nas contas ou entrar em contato com conteúdos que às vezes não conhecem. Geralmente, os alunos ficam muito empolgados e felizes”.

O agendamento de visitas para o Show de Física pode ser feito das 8h às 12h pelos telefones (11) 3091-6642 e 3091-6713. Mais informações no site