Palestras levam temas da Física para a sociedade

Uma vez por mês professores debatem ciência de forma descontraída e didática

Logo do projeto Física Para Todos (imagem: reprodução do site do Instituto de Física da USP)

O Física para Todos é realizado desde o ano de 2005, quando foi comemorado o Ano Mundial da Física, a partir do centenário da publicação das teorias de Albert Einstein. Criado por professores do Instituto de Física da USP, seu objetivo principal é levar conhecimentos físicos de forma acessível para o público. 

Atualmente, o Projeto de Cultura e Extensão conta com dez encontros anuais, com início em março e finalização em dezembro. As palestras acontecem no primeiro sábado de cada mês e são sediadas na Biblioteca Mário de Andrade, localizada na região central de São Paulo. A parceria para o local foi realizada em 2016, e como consequência de sua boa recepção, dura até hoje, mantendo o vínculo entre o diretor da instituição, Charles Cosac, e o projeto.  

O ciclo de palestras está atualmente sob responsabilidade do professor Cristiano de Oliveira, do Instituto de Física, atual presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da unidade.

No início do projeto, apenas professores do Instituto de Física da USP eram convidados para trazer temas e debater. No entanto, com o passar dos anos professores de outros institutos e até de outras faculdades vêm compondo os dias de conversas. Os temas tratados são os mais variados, desde palestras que envolvem Física Nuclear e conteúdos mais ligados à matéria em si, até temas que têm mais aplicações para a sociedade, como o papel da física no desenvolvimento de vacinas. 

O professor Leonardo Testoni, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi convidado para dar uma palestra sobre o papel da física e do físico na perícia criminal. “Dei um curso de extensão em ciências forenses aqui na Universidade Federal de São Paulo, e ministrei esse curso na USP também, em um outro projeto, chamado USP Escola. Então veio o convite para falar sobre ciências forenses no Física para Todos, com ênfase em física que é minha formação inicial.” 

Divulgação da palestra ministrada por Leonardo Testoni
(imagem: site do Instituto de Física)

A ideia principal do projeto é levar temas que são relevantes para a sociedade e explicar de forma didática e descontraída para que a ciência esteja cada vez mais acessível. 

“O Física para Todos é importantíssimo. É a divulgação da ciência, já que vivemos em um momento que a ciência é desacreditada, e, na minha visão, isso acontece porque a sua divulgação é baixa e, muitas vezes, falha. Então, essa divulgação é de extrema importância, e ocorre em um dia legal para todos, em um local central, que facilita a locomoção e traz temas centrais das ciências para serem divulgados para o público leigo”, completa o professor.

Quanto ao aprendizado que o projeto proporciona, Leonardo Testoni afirma que aprender sobre física impacta a vida das pessoas: “Uma vez aprendendo sobre ciências, a pessoa consegue fazer articulações científicas em seu mundo, ela não passa apenas pelo mundo, mas consegue articular as coisas que acontecem e explicá-las”. 

“Não apenas para ter o conhecimento da ciência, mas também porque ela pode modificar o mundo e ter condições de fazer julgamentos com o conhecimento físico e científico, e isso é importante na esfera econômica, social e cultural” completa Leonardo Testoni. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*