A Agência Universitária de Notícias (AUN) foi criada em 1967, pelo professor José de Freitas Nobre, com o objetivo de ser um canal de comunicação de notícias sobre a produção científica e cultural da USP para a sociedade. Desde sua fundação, a AUN tem passado por várias fases, algumas marcadas pela ação direta da censura externa durante o período militar, na qual ocorreu a paralisação temporária de seu boletim noticioso, um semanário impresso com cerca de 20 páginas e que atendia, principalmente, jornalistas da Capital e de cidades do interior do Estado de São Paulo.

Como atividade laboratorial didática obrigatória, atualmente a AUN continua a desempenhar importante papel no processo de formação dos futuros profissionais de imprensa, coordenada pelos professores André Chaves de Melo Silva e José Luiz Proença, responsáveis pela disciplina CJE0590 Laboratório Agência de Notícias. A Agência Universitária consiste em uma publicação digital seriada com ISSN 2359-5191 (www.usp.br/aun), que circula o mundo todo por meio de edições diárias de seu boletim noticioso, com matérias escritas por estudantes do segundo ano de Jornalismo da ECA (USP).

Cada aluno é setorista em uma unidade de ensino da USP em São Paulo, o que propicia ao estudante o exercício sistemático de observação nas suas unidades de cobertura, a partir da seleção de temas que podem ser transformados em notícias. O pool de notícias abrange a seguinte organização editorial: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Economia e Política, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Sociedade. O conteúdo também pode ser conferido no Facebook em novo endereço: https://www.facebook.com/aunecausp/

Por meio de uma parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), órgão gestor do Portal de Revistas da USP, a AUN passou a cobrir também a produção publicada nas revistas científicas da Universidade, ação que colaborou para a entrada do Portal de Revistas no Ranking Web of Repositories, mantido pelo Webometrics Ranking of World Universities, uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), da Espanha.

A democratização das formas de acesso à AUN, em plena sintonia com as demandas sociais, marca os 50 anos de sua trajetória. O recém-lançado site (versão 2017), desenvolvido com o apoio do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), é resultado de um trabalho cuidadoso, tendo sido estruturado para leitura nos mais variados tipos de tela, como celulares, tablets, etc.

Em anos recentes, a AUN tem mostrado presença nas edições do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, oferecido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto. Na 7ª edição (2014), a aluna Thais Freitas do Vale conquistou o 1° lugar na modalidade escrita, com a matéria O Verdadeiro Agronegócio Brasileiro, que se baseou nas discussões realizadas no âmbito do I Simpósio O Agronegócio no Brasil e no Mundo e suas relações com o Jornalismo, evento organizado pelo professor André Chaves de Melo Silva, responsável pela disciplina Jornalismo em Agribusiness e Meio Ambiente no Brasil.

As alunas Dimítria de Faria Coutinho e Beatriz Quesada tiveram seus trabalhos selecionados entre os dez melhores da categoria Jovem Talento, modalidade Mídia Escrita da 8ª edição (2015), respectivamente, com as reportagens Vai de álcool ou gasolina? e Sustentabilidade no agronegócio é impulsionada por demandas do mercado e da sociedade.

Em 2016, novamente a AUN esteve entre os dez finalistas do Prêmio, categoria Jovem Talento, com os alunos Flávio Ismerim (No Brasil, o ouro negro não vem só do mar),Victória de Santi Serafim (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e Helena Mega (A produção de seda no Brasil). Todos os trabalhos tiveram orientação do professor André.

Para conhecer mais visite os artigos:

http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-3241-1.pdf

http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/114676/112726

Texto: Leandra Rajczuk Martins – Jornalista (Mtb 26915)

Webdesigner: Sushila Vieira Claro – Publicitária