[2018] 20 ANOS DE FESTA

[por Sofia Calabria]

Já se vão duas décadas desde que, em 1999, a Festa do Livro da USP deu o primeiro ar da graça. Numa versão tímida, de dois dias e com apenas 31 editoras presentes, o evento idealizado pelo professor e ex-presidente da Edusp, Plinio Martins Filho, teve sua primeira edição no histórico vão da História e Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas (FFLCH) da USP. Já no primeiro ano foi grande o sucesso e na sua segunda edição, ainda na FFLCH, a Festa passou a durar três dias.

19ª Festa do Livro da USP, em 2017 (Foto: Sofia Calabria)

A proposta, de início, era aproximar as editoras da Universidade: ter em seus catálogos livros que fossem parte das bibliografias dos cursos da USP era um dos principais critérios para convidá-las. Vem daí a escolha por chamá-la “festa”, em vez de feira. Como já disse o professor Plinio, para Festa somos convidados, e assim acontece com as editoras. Sem deixar de lado esse intuito acadêmico, a Festa foi ganhando mais notoriedade e, com isso, editoras com outros perfis passaram a participar, como as dedicadas a gêneros ficcionais e ao público infantojuvenil. Já o critério de preço sempre permaneceu o mesmo: todas devem dar no mínimo 50% de desconto, priorizando, assim, o público.

12ª Festa do Livro da USP, em 2010, na FFCLH (Foto: USP Imagens)

A Festa permaneceu até na FFLCH até é a sua 12ª edição, em 2010, tendo crescido tanto tem público como em número de editoras participantes. Mas o vão se tornou pequeno demais e a partir da 13ª Festa, o evento passou a ocupar não um, mas três prédios na Escola Politécnica (Poli). À época, o número de editoras participantes já havia saltado para 145. Após alguns anos, percebeu-se que o evento precisava estar mais conectado. Os prédios separados podiam diminuir a experiência do público e, além disso, era preciso um espaço no qual se pudesse circular mais livremente.

14ª Festa do Livro da USP
14ª Festa do Livro da USP, em 2012, na Poli (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Então, em 2015, a Festa ganhou o local que tem hoje, próximo ao estádio do CEPEUSP, em três grandes tendas e, desde o ano passado, passou a durar quatro dias.

17ª Festa do Livro da USP, em 2015 (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Até 2017 a Festa ocorria sempre durante a semana, mas em 2018 passa a acontecer também em um sábado, facilitando às pessoas de fora da Universidade ou que têm pouco tempo livre durante a semana.

CURIOSIDADES

TAMANHO – Inicialmente a Festa contava com 200 m². Em 2018 o evento terá mais de 4.000 m². Ou seja, ficou 20 vezes maior!

EDITORAS PARTICIPANTES – Ao todo, cerca de 200 editoras diferentes já passaram pelas edições do evento. Neste ano serão pelo menos 230 editoras. Contando os selos e as editoras integrantes de grupos editoriais, esse número salta para 260.

EXEMPLARES VENDIDOS – Desde que a Festa começou a ser realizada nas Travessa C, as vendas já superaram a marca de 1 milhão de exemplares. Imagina então nesses 20 anos!

3 Replies to “[2018] 20 ANOS DE FESTA”

1. Ana Caroline says:

Essa festa é a melhor festa! Parabéns aos idealizadores e realizadores.
    Essa é aquela festa que quando acaba, a gente já começa a esperar pela próxima.
    Ansiosa pela lista de livros!!

2. Estava na graduação quando acontecia a primeira edição… e lá se foram tantos livros…

3. Adoro essa festa, compro livros para ler o ano todo. Parabéns aos idealizadores e organizadores.