[2018] OS PREPARATIVOS

[por Sofia Calabria]

A menos de uma semana, muita coisa já está pronta para receber milhares de visitantes e mais de 230 expositores para a Festa do Livro da USP. São duas décadas sempre crescendo e cada vez mudando para uma casa maior e, se você já conferiu o evento, sabe o tamanho que ele tem hoje. Entre o dias 28 de novembro e 1º de dezembro, toda a estrutura estará montada pra te receber, mas já pensou o que tem por trás desse processo? São muitas pessoas envolvidas, muitos materiais (pesados!), todo um planejamento e logística para que no dia de abertura esteja tudo certinho.

Reunião entre Edusp, Prefeitura do Campus e Guarda Universitária no começo de novembro (Foto: Edusp)

Outros locais foram estudados para o local da Festa e, em 2015, a equipe conseguiu, junto à Prefeitura do Campus, o local onde é hoje, na Travessa C. “Tivemos muitos benefícios com a definição desse espaço, que, de nossa parte, está consolidado como ideal para esse evento”, conta o diretor administrativo da Edusp, Luiz Carlos Santana.

AS TENDAS

Elas levam cerca de 15 dias para montar e outros 10 para desmontar! Para a montagem, são necessárias mais ou menos 65 pessoas e cerca de 30 carretas! Mas todo o trâmite para que elas fiquem prontas e a Festa possa acontecer envolve até 300 pessoas!

Prepare-se para cair o queixo: entre ferros, madeiras, plásticos e climatização, os materiais somam, pasme, 137 toneladas!

Só de lona são 6.000 m²! Além de vários outros materiais, são 5 mil metros de cabos de energia e 150 mil placas de piso para você dar seus passinhos sem tropeçar.

Futuro Espaço Azul, em 13/11/18 (Foto: Edusp)

“Acho que as tendas trouxeram muito mais conforto para quem gosta de apreciar a Festa. Você não precisa ficar amontoado para olhar os títulos, dá pra conversar com os vendedores, olhar as capas”, diz Amanda Rabelo, 30, jornalista funcionária da Poli.

Futuro Espaço Laranja, em 23/11/18 (Foto: Edusp)

CASA ABERTA NO SÁBADO

Se você é de fora da Universidade, é provável que visitar a Festa do Livro da USP sempre foi mais difícil. Até o ano passado, ela aconteceu somente durante a semana. Ainda que durante o dia todo (das 9h às 21h!), nem sempre os horários batem com a rotina de todos. Pensando nisso, a equipe responsável pela realização da Festa do Livro decidiu mexer uns pauzinhos e trazer o último dia do evento para um sábado, dia 1º de dezembro! Assim fica mais fácil para quem não consegue vir durante a semana e todos ficam felizes.

A professora Lilian Tavares, 37, que já foi aluna da USP, vê como positiva a nova data, especialmente pra quem tem dupla jornada: trabalha e estuda, além do trânsito da semana para o deslocamento. “Na semana em geral você está vindo de algum lugar, não sai de casa só pra isso. No sábado pode ser também um passeio de família. É o que estou pensando em fazer!”, completa.

E você, está pensando em vir no sábado também? Lembrando que se conseguir ir mais de uma vez, nunca é demais 😉

3 Replies to “[2018] OS PREPARATIVOS”

1. Iara Albuq says:

Ótimo!! A festa do livro é um evento excelente, podemos rever os amigos e realizar aquisições incríveis!!! Os preços e os produtos são bem acessíveis!!! No sábado a universidade fecha depois das 15 HS, o horário será mantido?

1. Festa do Livro says:

Pela Festa, o controle de tráfego só acontecerá após as 19h no dia 1º de dezembro.

2. Ana Paula says:

Fico o ano inteiro aguardando o evento, é o melhor momento para adquirir livros. Espero que esse ano as pessoas tomem consciência e parem de aproveitar o evento para abandonar animais no campus, como tem acontecido em anos anteriores.