[2018] MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA

[por Sofia Calabria]

Sobreviver a um dia inteiro na Festa do Livro da USP para os ávidos/as por leitura pode não ser tarefa assim tão simples, por isso, viemos te ajudar. Siga as nossas dicas e você vai curtir o evento numa boa e ainda voltar pra casa feliz e carregado/a de livros!

19ª Festa do Livro da USP, no ano passado (Foto: Sofia Calabria)

CHEGANDO À FESTA

Chegar à Festa não é nenhum mistério. Vamos lá: chegar de transporte público é muito fácil! Pegue a linha Amarela do Metrô (que faz baldeação com a Vermelha, na República, com a Verde, na Paulista, com a Azul, na Luz e com a esmeralda, da CPTM, na Pinheiros). Desça na estação Butantã e, no terminal de ônibus, pegue o Circular 1 (8012-10). Então, peça para descer no ponto do Bandejão da USP. Prontinho, você vai estar de frente pra Festa!

Prefira o transporte público: como o público da Festa é muito grande, estacionar perto das tendas acaba sendo mais difícil. Em todo caso, se vier de carro e não souber o caminho, pode procurar por “Festa do Livro da USP” no Google Maps ou no Waze.

No sábado, você só poderá entrar pela Portaria 1 da USP, que fica no cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com a Rua Alvarenga. Dentro da USP, a Av. Mello Moraes estará bloqueada e haverá uma pequena mudança do ponto de ônibus, mas nossas dicas continuam valendo!

TRAJES E ACESSÓRIOS

Não é preciso trajes de gala nem esportivos para esta Festa! É sempre bom vir com roupas leves: as tendas têm climatizadores, mas estamos quase no verão! Pra aliviar o calor, vamos ter alguns leques com o mapa das editoras: basta pegar o seu! Passar repelente também é uma ideia interessante, já que às vezes os insetos podem incomodar um pouquinho… Prefira sapatos baixos e confortáveis, não se esqueça de trazer um guarda-chuva e de acompanhar a previsão do tempo.

ONDE COMER

Do lado de fora das tendas, entre o Espaço Verde e o Espaço Azul, você poderá encontrar food trucks que vieram especialmente para a Festa. Mas a USP tem várias lanchonetes. Ali pertinho, bem ao lado do Bandejão, tem o famoso “Uspão”, conhece? Se você for na parte da manhã pode ser uma boa pra você reforçar o café ou comer um lanche. Pro almoço, tem trailers com comida japonesa e mais lanches contornando a mesma rotatória onde está a Festa. Já na Brasiliana,  você encontra um café/restaurante em cima da livraria da Edusp. Nos prédios da FFLCH, da FAU e da ECA também existem opções e, mais perto do evento, tem um trailer que serve comida a um preço bem acessível ao lado da Faculdade de Educação. E, claro, nada impede de você trazer seu lanchinho de casa!

CUIDADO COM AS COSTAS

Você sai de casa pra ir à Festa, mas se preparou para o tanto de livros que vai trazer? Se você vai de transporte público, como voltar pra casa com a mochila lotada de livros ou as mãos cheias de sacolas? Cuide das suas costas e programe-se para o peso que vai levar de volta. “Eu recomendaria levar uma mala de rodinhas caso esteja planejando uma boa compra”, diz a professora de inglês Adriana Felici, 25. Como ela mesma disse, não corra o risco de amassar seu livro novinho em mochilas ou sacolas cheias demais. Acredite, muita gente segue essa dica e ajuda bastante!

PASSE NO BANCO

Cartão é tão prático que por vezes acontece de só levarmos ele. Todas as editoras aceitam cartões, mas e se algo dá errado? Vai ficar sem o seu livro? Não esqueça de levar dinheiro em notas também. Se precisar, vá dentro da USP mesmo: a Praça dos Bancos fica depois da Praça do Relógio, pertinho da Festa!

FAÇA LISTAS

Algumas pessoas preferem ir com um foco. Já olhou as editoras participantes? Faça uma lista dos títulos que te interessam e chegando ao evento é só procurar no mapa onde as suas editoras preferidas estão. Mas não deixe de olhar o resto, você certamente será surpreendido por algo que ainda não conhecia. “Gosto também de ir mais de uma vez. No primeiro dia, com bastante tempo, olho preços e livros que eu gostaria de comprar. Depois de escolhidos, no dia seguinte vou preparada pra comprá-los.” É como se organiza Carla Vieira, 27, assistente de educação infantil. E você, como vai se organizar para visitar a gente neste ano?

 

4 Replies to “[2018] MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA”

  1. Mari Santos says:

    Parabéns! Espero todo ano por este evento, nunca perco…

  2. Boa, mas faltou colocar a data e o horário da feira, né?

  3. Vivian Martins says:

    Excelentes dicas, obrigada
    Bom dia

  4. Erika Kress says:

    Evento incrível, mas pouco espaço p tantos interessados… precisei enfrentar 2 filas imensas p pagamento… fica a dica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *