COMO O LIVRO CHEGA ATÉ VOCÊ?

[por Sofia Calabria]

Uma capa e um título te chamam a atenção. Você pega o livro nas mãos, folheia, curte a diagramação, os primeiros parágrafos já te prendem e a leitura é agradável aos olhos. Você o compra e ele vai parar na sua estante. Mas já pensou em quais as etapas pelas quais ele passa pra atrair o seu olhar e terminar na sua coleção particular?

Desde a criação do texto que ele apresenta até chegar a você são vários passos. Contamos um pouco sobre eles aqui.

 O texto chega para a editora

O primeiro contato com o material pode acontecer de diversas formas. Os autores podem enviar o material diretamente para uma editora em cujo perfil ele acredita que seu texto se encaixa. É algo acadêmico, ficcional, infantil? Isso tudo conta. Acontece também o processo inverso, quando a equipe editorial sugere um autor e entram em contato com ele. Há também o contato entre editoras. “Editoras e agentes literários estrangeiros nos enviam livros já publicados por eles, propondo a publicação no Brasil. O inverso também ocorre, quando buscamos um tema em especial e prospectamos os catálogos das editoras”, diz a editora executiva da Melhoramentos, Leila Bortolazzi.

 

Escolha do material

Depois que o texto chega, a equipe da editora avalia os materiais. Encaixa-se no perfil editorial? Tem qualidade literária? Interessa ao público da editora? A editora pode também enviar o texto a um(a) especialista contratado(a), para análise de todos esses fatores e, se tudo for favorável, segue para a publicação. O número de originais que ela recebe por mês também varia conforme o perfil da editora.

Edição e revisão

Mesmo depois de escolhido, podem ser necessários ajustes no texto. Um texto ficcional, por exemplo, pode requerer até mesmo ajustes na narrativa, neste ou naquele personagem ou capítulo, sempre se pensando em deixar o texto mais interessante e atrativo para o público alvo. Nessa etapa também se leva em conta se o material possui imagens/fotografias, se será necessário um ilustrador e também é analisado o formato do livro conforme o número de laudas do manuscrito.

Diagramação e capa

É inevitável: neste caso, literalmente julgamos o livro pela capa. Por isso ela é tão importante quando se pensa em passar uma mensagem para o público. Cor, imagem, tamanho do título e do nome do autor, logo da editora. Todos esses elementos juntos são pensados pelo pelo designer e aprovados pela editora. “A capa precisa expressar o conteúdo da obra e ao mesmo tempo ter apelo estético e impacto comercial”, diz a diretora da Editora Unifesp, Cynthia Sarti. Afinal, é preciso chamar a atenção do leitor para uma possível compra.

Para Bortolazzi, da Melhoramentos, a arte da capa também precisa transmitir o gênero da obra, como suspense, romance ou biografia, bem como comunicar a que público se destina: crianças, jovens, adultos.

Somado a isso vem a diagramação: como o texto é disposto na página, o formato dela e a tipografia utilizada, tudo para deixar a leitura mais agradável.

Impressão

Após todas as decisões estéticas e estilísticas, o livro segue para a impressão. Nesse momento é determinada também a tiragem do livro. Para isso são levados em consideração fatores como o peso do nome autor, custos fixos, série em que se encaixa e público a que se destina. A Editora Unifesp, por exemplo, tem tiragem fixa de mil exemplares por obra, já a Melhoramentos tem tiragem média de cinco mil exemplares.

 Distribuição e divulgação

Depois de impresso, o livro precisa chegar ao consumidor final. Parte das tiragens fica com a editora, em estoque, e outra parte é distribuída ao autor, a grandes redes e pequenas e médias livrarias. “A distribuição é feita no primeiro momento para o(s) autor(es), conselho, direção da editora e reitores. Em seguida, damos início à distribuição comercial, enviando informações e metadados para o parceiro comercial que se relaciona com livrarias e distribuidores”, diz Sarti, da Unifesp. Fatores como o perfil da editora e o público a que se destina também determina os locais para os quais o livro será distribuído. A Melhoramentos, por exemplo, também divulga os exemplares em escolas do estado de São Paulo, de acordo com Bertolazzi.

Agora que você já sabe um pouco mais, vai visitar a Festa com outros olhos. Será que você vai sair analisando capas e formatos por aí?

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