O projeto Memória e Resistência na América Latina (PM&R-AL) teve início como pesquisa de Iniciação Científica (IC) de Mariana Ramos Crivelente (2015-2017), aluna do curso de Biblioteconomia da ECA-USP, sob o título “Sítios de Memória e Direitos Humanos: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação da América Latina”. A Profa. Nair Yumiko Kobashi, orientadora do projeto, é docente sênior da ECA-USP e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (PPGCI-USP).
Atualmente, o projeto está tendo continuidade, também como projeto de Iniciação Científica, com o título: “Memória e Resistência: estudo dos contextos de criação de sítios de memória política na América Latina” de Caio Vargas Jatene.
Os objetivos do projeto Memória e Resistência são: a) estudar e difundir informações sobre as Ditaduras Civis-Militares vigentes na América Latina durante a segunda metade do século XX (1959-1990); b) estudar e difundir informações referentes aos períodos de transição democrática, após o declínio dos regimes autoritários latino-americanos (décadas de 1980 e 1990); c) identificar, mapear, descrever, classificar e difundir informações sobre os lugares de memória criados em razão desses regimes ditatoriais, a fim de traçar um panorama geral da construção da memória no continente latino-americano e tornar essas informações acessíveis a todos os públicos.