Formações
As formações do DDD, centradas no estudo de pedagogias anticolonialistas, críticas e feministas, buscam ferramentas para incorporar ao ensino jurídico classe, gênero, deficiência, raça, sexualidade e outros marcadores sociais da diferença, enxergando tais categorias de modo interseccional, e como componentes fundamentais na articulação de conhecimento.
Programa de Formação do DDD – 2017
Encontro aberto – Educação libertadora e o ensino jurídico
- Paulo Freire e Ira Shor – Medo e Ousadia – O cotidiano dos professores – p. 11 – 54
Formação 1 – Como construir uma comunidade pedagógica?
- A construção de uma comunidade pedagógica – bell hooks – Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.WMF Martins Fontes, 2013. p. 173-222
- Madness Opression Guide – The Icarus Project
Formação 2 – Quais os princípios de uma pedagogia para a justiça social?
- Roots for Social Justice Pedagogies in Social Movements. Maurianne Adams Routledge. Social Justice Pedagogy Across the Curriculum: The Practice of Freedom. Routledge Taylor & Francis Group, 2010. p. 59-86.
- Outros Sujeitos, Outras Pedagogias – Miguel Arroyo – p. 25-47: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1678701/mod_resource/content/1/Outros%20Sujeitos%2C%20Outras%20Pedagogias%20.pdf
- Pedagoginga de Thiago El Ñino: https://www.youtube.com/watch?v=EymHTV8HkiEe https://genius.com/Thiago-elnino-pedagoginga-lyrics
Material Complementar:
- Tips for Creating Inclusive College Classrooms (6 p.): https://diversity.ucf.edu/files/2015/06/Tips-for-Creating-Inclusive-College-Classrooms.pdf
- Educação em Direitos Humanos: Pedagogia Desde o Sul. Susana Scavino. Rio de Janeiro; 7 Letras, p.74-106
- Laura I. Rendón. Sentipensante (Sensing/Thinking) Pedagogy: Educating for Wholeness, Social Justice, and Liberation. Sterling, VA: Stylus Publishing, 2008.
Formação 3 – Há lugar para a criatividade e para a imaginação no ensino do direito?
- Wide-Awakeness: Toward a Critical Pedagogy of Imagination, Humanism, Agency, and Becoming by Cara Rautins and Awad Ibrahim International Journal of Critical Pedagogy, Vol 3 (3) (2011) p. 24-36 http://libjournal.uncg.edu/ijcp/article/view/247/114
- Criativos da Escola – Manual: http://criativosdaescola.com.br/wp-content/uploads/2016/04/manual_versa%CC%83o2016site-1.pdf
- Slam Resistência – Larissa Marques (Edição de Dezembro) https://www.youtube.com/watch?v=AYIMPu8UZ6Q
Material complementar:
- Creativity, Critical Thinking and Pedagogy – A guide to creative learning and teaching approaches Steve Padget (20 p.) http://www.steveslearning.com/Teacher%20Training%20resources/C&CT%20for%20ITT2.pdf
- Decolonizing Gender: A Curriculum – free zine created by Malcom Shanks : https://issuu.com/jkharij/docs/decolonizing_gender_zine_v2.compres–
- Professoras contra la pedagogía tóxica: http://economia.elpais.com/economia/2017/02/07/actualidad/1486485679_572946.html
Formação 4 – Qual o lugar da experiência no ensino do direito?
- Teaching for change: critical pedagogy and classroom communities – COLLINS, P. H. (2013). On intellectual activism. Philadelphia, Temple University Press. P. 127-137
- Essencialismo e experiencia – hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.WMF Martins Fontes, 2013. Pp. 105-126
- Projeto Mulheres Inspiradoras: http://educacaointegral.org.br/experiencias/projeto-usa-historia-de-mulheres-para-discutir-questao-de-genero/
- Happening Yesterday, Happened Tomorrow – Teaching the ongoing murders of black men – Renée Watson: http://www.rethinkingschools.org/archive/29_02/29-2_watson.shtml
Material complementar
- bell hooks – confrontação da classe social na sala de aula – Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.WMF Martins Fontes, 2013. pp. 235-215
- Ajudando os alunos a desenvolver empatia e não simpatia: org/blog/helping-students-develop-empathy-instead-sympathy
- Chapter 3: Concealed Stories – The Storytelling Project Curriculum: – Learning About Race and Racism through Storytelling and the Arts – Lee Anne Bell, Rosemarie A. Roberts, Kayhan Irani, Brett Murphy Storytelling Project, Barnard College DRAFT February 2008 – pp. 76-109 http://www.racialequitytools.org/resourcefiles/stp_curriculum.pdf
Formação 5 – Como reconhecer outros saberes e formas de conhecer no ensino do direito?
- Elenes (2013) Nepantla, Spiritual Activism, New Tribalism: Chicana Feminist Transformative Pedagogies and Social Justice Education. Journal of Latino/Latin American Studies: December 2013, Vol. 5, No. 3, pp. 132-141.
- Escolarizando o Mundo – (Schooling the World, 2010) https://www.youtube.com/watch?v=6t_HN95-Urs&feature=youtu.be
Material complementar:
- Indigenous knowledges and social justice pedagogy. / Brayboy, Bryan McKinley Jones; McCarty, Teresa L. Social Justice Pedagogy Across the Curriculum: The Practice of Freedom. Routledge Taylor & Francis Group, 2010. p. 184-200.
- Adrienne D. Dixson & Jamila D. Smith. Jump at da sun – black feminist influence on social justice pedagogy. Social Justice Pedagogy Across the Curriculum: The Practice of Freedom. Routledge Taylor & Francis Group, 2010. p. 104-120.
- A cor da cultura 2 e 3: Modos de Sentir e Modos de Interagir http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/Caderno2_ModosDeSentir.pdfe http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/kit/Caderno3_ModosDeInteragir.pdf
Formação 6: Qual o espaço para o afeto e a alegria no ensino do direito?
- bell hooks – Capítulos 13 e 14 – Eros, erotismo e o processo pedagógico e Êxtase: aprender e ensinar sem limites – Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.WMF Martins Fontes, 2013. p. 253-273
- Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra (Colecção. Leitura), 1997. Capítulo 3: Ensinar é uma especificidade humana. p. 36-54 http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf
- Poesia de Maya Angelou https://www.youtube.com/watch?v=sUFyWCUJOKc&list=PLdqpWQJYhtCNlHq9n3dtI67WjjOhmiJud&index=2
- Coletânea da Audre Lorde https://we.riseup.net/assets/171382/AUDRE%20LORDE%20COLETANEA-bklt.pdf
Programa de Formação do DDD – 2016
Formação 1 – Pedagogia da libertação e crítica à educação bancária
- hooks, bell. Teaching to Transgress. Routkedge, New York, 1994. Introduction and Chapter 1 (pg. 1-22)
- Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. hooks, bell.WMF Martins Fontes, 2013. Introdução e Capítulo 1
- Oliveira, Érika. De mãos dadas com hooks. Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3), setembro-dezembro/2014, p.1001-1003
- Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1987. Capitulo 2. p.33-43
- Vídeo: Educação LGBT – Pergunte às Bee https://www.youtube.com/watch?v=_U-SZwN9GWc
Formação 2 – Ensino jurídico e primeiras proposições críticas
- Ghirardi, José Garcez. O instante do encontro : questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo : Fundação Getulio Vargas, 2012. p15-26.
- Spade, Dean. Chapter 13: Notes toward racial and gender justice ally practice in legal academia. In: Muhs, Gabriella Guitiérrez (org). Presumed Incompetent: the Intersections of race and class for women in academia. University Press of Colorado, 2012. p. 186-197.
- Vídeo: Slam Resistência – 02/2016 – Mariana Felix #1 https://www.youtube.com/watch?v=vhV5QpByZW0
Formação 3 – Incorporando gênero no ensino jurídico
- Coombs, Mary Irene. Non-sexist Teaching Techniques in Substative Law Courses Southern Illinois University Law Journal. p. 507-526
- Gender Issues in College Classroom: Columbia University in the city of new york
- Teles, Maria Amélia Almeida. Quase duas décadas de Promotoras Legais Populares no Brasil. In: Junior, José Geraldo de Souza (org.), Introdução crítica ao direito das mulheres. p. 47-51
- Plano de Aulas: Sexo, Gênero e Poder. Elaborado por Silvani Arruda & Marcos Nascimento. Junho 2015.
Leitura Complementar:
- Rodriguez, Marcelav. Pedagogy and Law: Ideas for Integrating Gender into Legal Education. Journal of Gender, Social Police & the Law. p. 267-278.
- Plano de aula: Berkland, Mara. Is it Theft? Using the Ethics of Crime to Frame a Discussion of Sexual Consent and Sexual Assault. In: Murphy, Michael e Ribarsky, Elisabeth, Activities for teaching gender and sexuality in the university classroom. Rowman & Littlefield Education. United Kingdom, 2013. p. 17-25.
Formação 4 – Discutindo branquitude e raça em sala de aula
- Arroyo, Miguel González. A pedagogia multirracial popular e o sistema escolar. In: Gomes, Nilma Lino (org). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Autêntica Editora, Belo Horizonte, 2007. p. 111-130.
- Case, Kim A e Wise, Tim. Pedagogy for the Privileged: Adressing Inequality and Injustice Without Shame or Blame . In: Case, Kim A. (edit), Deconstructing Privilege. Teaching and Learning as Allies in the Classroom. Routledge, NY, 2013. p. 17-34.
- Santana, Bianca. Quando me descobri negra. SESI SP Editora – São Paulo 2015. Quando me descobri negra (p.13-15) e Desmonte (p.35-36).
Leitura Complementar:
- Crenshaw, Kimberle Williams. Toward a Race—Conscious Pedagogy in Legal Education. Journal Issue: National Black Law Journal, 11. 1988. p. 1-14
- Armostrong and Wildman. “Colorblindness is the New Racism”: Raising Awareness about privilege using color insight. In: Case, Kim A. (edit), Deconstructing Privilege. Teaching and Learning as Allies in the Classroom. Routledge, NY, 2013. p. 63-80.
Formação 5 – Ensino jurídico queer
- Miskolci, Richard. Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças. Autêntica Editora: Belo Horizonte 2015. Capítulo 3 p. 55-68.
- Brooks, Kim. Parkes, Debra. Queering Legal Education: A Project of Theoretical Discovery. Harvard Women’s Law Journal. v.27, 2004. p. 90-136
- Plano de aula: Currans, Elisabeth. The Same—Sex Marriage Debate: Gay/Lesbian Rights vs. Queer Critiques of Marriage. In: Murphy, Michael e Ribarsky, Elisabeth, Activities for teaching gender and sexuality in the university classroom. Rowman & Littlefield Education. United Kingdom, 2013. p. 47-53.
Leitura Complementar:
- Louro, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: Guacira Lopes Louro (organizadora) O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade 2aEdição Autêntica, Belo Horizonte, 2000. p. 07-34.
- Blumer, Markie. Are We Queer Yet? Adressing Heterosexual and Gender- Conforming Privilege. In: Case, Kim A. (edit), Deconstructing Privilege. Teaching and Learning as Allies in the Classroom. Routledge, NY, 2013. p. 151-169.
Formação 6 – Pedagogia Descolonial
- Rosa, Allan de. Pedagoginga, Autonomia e Moçambagem. Aeroplano, Riod e Janeiro, 2013, p. 100-113.
- Walsh, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re- -existir e re-viver. In: Candau, Vera Maria. Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas, 2009. p. 12-42
- Descolonizando o conhecimento, uma Palestra—Performance de Grada Kilomba. http://www.goethe.de/mmo/priv/15259710—STANDARD.pdf
- Vídeo: “WHILE I WRITE” by Grada Kilomba https://www.youtube.com/watch?v=UKUaOwfmA9w